Como prometido, cá vai a receita da empada. Óptima como entrada, petisco ou mesmo como refeição principal. Podem (e devem) usar os legumes que estejam a estragar-se no frigorífico. No meu caso usei cenoura (uma ou duas), curgete (uma), feijão verde (um molhinho) e abóbora (um pedaço), mas quaisquer uns que gostem, servem! Também podem juntar um pouco de seitan, soja ou tofu. A receita da massa foi tirada do livro O Verde.
Massa:
- 250 g de farinha integral
- 12 c. sopa água
- 6 c. sopa azeite
- 1/2 c. chá sal
- mistura de legumes aos cubos (cenoura, curgete, feijão verde, abóbora, cogumelos, beringela, ervilhas...)
- 2 tomates maduros
- 1 cebola picada
- 2 dentes alho
- polpa de tomate q.b.
- azeite q.b.
- sal e pimenta q.b.
Para a massa, misturar todos os ingredientes e amassar (se necessário, juntar um pouco mais de farinha ou água, para obter a consistência desejada). Dividir em 2 pedaços iguais e numa superfície enfarinhada estendê-los até ficarem com cerca de 1/4 cm de espessura e a forma/tamanho aproximado da forma a usar. Untar a forma e forrar o fundo e bordos da mesma com uma das massas (também podem, se tiverem paciência, forrar forminhas individuas).
Fazer um refogado, num fio de azeite, com a cebola e o alho picados. Juntar o tomate pelado, aos cubos e deixar apurar um pouco. Juntar, um a um, cada um dos legumes escolhidos, envolvendo e deixando cozinhar 30-60 segundos entre eles. Adicionar um pouco de polpa de tomate (a gosto) e temperar com sal e pimenta. Deixar apurar o recheio até reduzir a água e os legumes ficarem cozidos, 10-15 minutos (não convém ficar com muita água para não desmanchar a empada).
Colocar o recheio em cima da base, na forma, e forrar com a outra massa, unindo bem os bordos da superior com a inferior. Picar a superfície da massa com um garfo (ligeiramente, não é preciso ir até ao recheio) e levar ao forno a 180ºC, cerca de 40 minutos.
o que significa q.b.?
ResponderEliminarQ.b. significa "quanto baste", ou seja, "a gosto".
Eliminar