Já há algum tempo que andava com desejos de almôndegas em molho de tomate, por isso decidi pôr mãos à obra. Já me tinha esquecido quão fáceis são de fazer! A picadora dá jeito, porque o feijão (que deve estar lavado e bem escorrido) fica com aquele aspecto de carne picada, enquanto que se for feito à mão com um garfo fica mais "cola", mas qualquer uma das maneiras serve, o que interesse é que as almôndegas não se desfaçam facilmente! Também podem ser feitas com grão e possivelmente com lentilhas, embora nunca tenha experimentado com estas. Serve 4 pessoas.
- 400 g feijão (ou grão) cozido
- 100 g miolo pão integral fresco
- 1 c. chá pó de caril
- 1 cebola, picada
- 2 dentes alho, picados
- 2 tomates
- 2 c. sopa polpa de tomate
- 1 dL vinho branco
- 1 ramo de salsa/manjericão
- 300 g esparguete
- sal e pimenta q.b.
- farinha q.b.
- azeite q.b.
Na picadora, ou com um garfo, picar o feijão previamente escorrido. Com as mãos ou também com a picadora, desfazer o pão em migalhas.
Numa taça, misturar o feijão, o pão e o caril e temperar com sal e pimenta. Envolver bem, moldar pequenas bolas com as mãos e envolvê-las em farinha para ajudar os ingredientes a manter a forma. Reservar.
Num tacho, refogar a cebola e o alho num fio de azeite, Juntar os tomates pelados e aos pedaços, a polpa e o vinho. Temperar com a salsa ou manjericão picado, sal e pimenta. Deixar apurar cerca de 10 minutos e juntar as almôndegas. Cozer em lume brando mais 5 minutos.
Servir com esparguete ou puré de batata.
Sem comentários:
Enviar um comentário