Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Tiramissù vegan

Já há algum tempo que me estava a apetecer inventar uma receita de tiramissú, mas sem aquela quantidade industrial de gordura que há nos vários ovos e no queijo mascarpone. Até que um dia tive uma epifania ao abrir o frigorífico e ver lá uma embalagem de tofu acetinado. Para substituir os palitos la reine, que habitualmente têm ovos, usei bolacha Maria.
Ficou espectacular, muito mais leve e praticamente isento de culpa! Além disso, é muito mais fácil de fazer, demora no máximo 10 minutos (sem contar com o tempo de refrigeração).
O ideal é ficar no frigorífico durante a noite, antes de servir, para o creme de tofu ganhar mais consistência. Não foi o que eu fiz, e por isso na foto está com um aspecto um pouco líquido, mas no dia seguinte estava já bastante consistente.
Serve 6 pessoas.


  • 1 pacote bolacha Maria
  • 1 ch. chá café
  • 1/2 a 1 cálice de licor a gosto ou whisky
  • 2 pacotes de 300 g de tofu acetinado (usei este, à venda no Celeiro)
  • 4 a 8 c. sopa açúcar (em pó é preferível, mas não é obrigatório)
  • 1 c. chá aroma de baunilha
  • cacau em pó q.b.

Com uma vara de arames, ou com a ajuda da batedeira, misturar o tofu acetinado com o açúcar, 1/2 cálice de licor ou whisky e a baunilha até ficar um creme suave, sem grumos. Provar para rectificar o açúcar a gosto.
Num tabuleiro de servir, colocar um pouco do creme de tofu (só para não colar) e reservar.
Numa taça ou prato fundo, misturar o café com o restante licor ou whisky (usei Scotch). Mergulhar as bolachas Maria nesta mistura (é só pôr e tirar) e colocar duas camadas no tabuleiro de servir. Polvilhar com cacau em pó e distribuir metade do creme de tofu em cima destas. Fazer uma nova camada de bolacha, cacau e o restante creme.
Colocar no frigorífico no mínimo 2h antes de servir.
Antes de servir, polvilhar com cacau em pó.

Sem comentários:

Enviar um comentário