Para esta receita usei óleo de trufas, que à partida pode parecer algo muito caro e gourmet, mas como só se usam umas gotas de cada vez, dura imenso e vale a pena comprar (eu comprei no Amazon, mas há na área gourmet do Continente)! Fica óptimo com os cogumelos, pois realça aquele sabor "da terra".
Ao final do dia, um jantar que fica pronto em 15 minutos é uma mais valia e o óleo de trufas dá-lhe um sabor divinal. Serve 2 pessoas.
- 250 g de massa (qualquer)
- 100 a 150 g de cogumelos
- 2 chalotas
- 2 dentes de alho
- ~40 g de margarina
- 1-2 c. sopa de farinha
- 200 mL natas de soja (ou leite de soja)
- 2-3 c. sopa "queijo" de soja ralado + q.b.
- 1 c. sopa de azeite
- 2 c. chá óleo de trufas (ou a gosto)
- sal e pimenta q.b.
Cozer a massa em água com sal.
Numa frigideira, derreter a manteiga e polvilhar aos poucos com a farinha, mexendo bem para emulsionar. Juntar as natas e envolver bem, deixando engrossar um pouco. Retirar do lume e juntar o "queijo" ralado, envolvendo.
À parte, refogar as chalotas e alho picados no azeite até ficarem aromáticos e ligeiramente dourados. Juntar os cogumelos aos pedaços e deixar libertar os sucos. Temperar com sal e pimenta, envolver o molho de natas (se estiver muito espesso, acrescentar um pouco da água de cozer a massa até ficar cremoso, mas não muito líquido). Juntar a massa já cozida e escorrida, retirar do lume e envolver o óleo de trufas.
Servir polvilhado com mais "queijo" ralado e pimenta moida na hora.
Receita super interessante!
ResponderEliminarBeijinhos**