Fiz este bolo para uma tripla festa de anos e foi um sucesso! Fica bem escuro e húmido, quase tipo mousse. O nível de humidade também depende do tempo de forno, se quiserem um pouco mais húmido (tipo "mousse" a fugir para "petit gateau" no interior), basta deixar menos 5 a 10 minutos. E o toque da beterraba fica óptimo. A receita é do Henrique Sá Pessoa, retirada do livro Ingrediente Secreto. Neste caso foi veganizada (substituí os 5 ovos (!!!) da receita original por 1 pacote de pudim flan (para as gemas) e 1 lata de leite/creme de coco (para as claras em castelo)).
- 120 g de beterraba cozida
- 200 g de chocolate negro (70% cacau)
- 1 café (expresso)
- 200 g margarina (usei ~130 g)
- 135 g farinha
- 1 c. chá fermento em pó
- 3 c. sopa cacau em pó
- 1 pacote pudim flan (pó)
- 1 lata (400 mL) de leite de coco (não light e colocada umas horas antes no frigorífico)
- 190 g açúcar amarelo (usei ~150 g)
Esmagar ou triturar a beterraba com a varinha de modo a ficar com um puré granulado mas homogéneo.
Partir o chocolate aos quadrados e derreter em banho maria (usei o microondas em períodos de 30 segundos, mexendo pelo meio). Quando estiver quase derretido, juntar a margarina e o café. Mexer bem até derreter tudo (no banho maria ou dar mais uns segundos de microondas, se necessário). Deixar arrefecer um pouco e juntar o pacote de flan.
Abrir a lata do leite de coco e com uma colher, cuidadosamente, remover o creme que se encontra na superfície, deixando a água no fundo (que poderá ser usada para outras receitas ou mesmo para beber). Bater o creme de coco com o açúcar.
Incorporar o puré de beterraba na mistura de chocolate e juntar a farinha, o fermento e o cacau. Aos poucos, envolver o creme de coco.
Colocar numa forma untada (não muito alta, para não desmanchar ao desenformar e preferencialmente rectangular, para não secar demasiado ao cozer) e levar ao forno a 160ºC por 30 a 40 minutos.
Sem comentários:
Enviar um comentário