Uma versão vegetariana do clássico portuense, que não fica nada atrás do original! A ideia (e o molho) retirei do blog Carne Não Puxa Carroça. Como o homem é um esfomeado (ou tem mais olhos do que barriga), a francesinha foi "dupla". Talvez por esta razão, o molho feito foi muito pouco, por isso vou postar o dobro da receita do mesmo. Serve 2 pessoas (esfomeadas).
- 6 fatias de pão de forma
- 4 fatias de seitan (~0,5 cm)
- 4 fatias de salame/mortadela vegetariana
- 2 salsichas de soja
- 6 fatias de "queijo" de soja já fatiado (usei Tofutti, à venda no Celeiro ou Loja Espiral)
- 1 cebola às rodelas
- 1 cerveja
- 2 tomates maduros
- 3 c. sopa polpa de tomate (ou a gosto)
- azeite ou margarina q.b.
- sal e pimenta q.b.
Num fio de azeite (ou um pouco de margarina), alourar a cebola. Juntar a cerveja e deixar ferver até reduzir um pouco o molho. Juntar o tomate pelado aos pedaços e a polpa de tomate, temperar e deixar apurar um pouco. Juntar as fatias de seitan e deixar cozinhar cerca de 5 minutos.
Num tabuleiro de ir ao forno, colocar uma fatia de pão, seguida de uma de seitan, queijo, mortadela e meia salsicha aberta ao meio, terminando com pão. Repetir novamente os ingredientes, colocando uma última fatia de queijo em cima da fatia de pão superior. Repetir os passos para a nova francesinha. Regar com o molho e levar ao forno a gratinar (até o queijo superior derreter e dourar).
Sem comentários:
Enviar um comentário