Esta tarde estive a fazer uns muffins, como é de certo modo "tradição" cá em casa por época do Halloween. E como estamos na altura da abóbora, fiz estes cuja receita tirei do site da PETA. São muito saborosos, com 0% colesterol e 0% gordura adicionada (excepto o frosting, claro).
Muffins:
- 2 ch. farinha integral para bolos
- 1 c. sopa fermento em pó
- 1/2 c. chá sal
- 1/2 c. chá canela
- 1/2 c. chá noz-moscada
- 1/2 ch. açúcar
- 400 g de abóbora cozida, em puré
- 1/2 ch. água
- 1/2 ch. sultanas/passas (opcional)
Untar 12 formas de queques. Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Misturar os primeiros 6 ingredientes. Juntar a abóbora (eu usei abóbora fresca, que cortei aos pedaços, cozi 10-12 min. no microondas (sem água) e reduzi a puré com a varinha), a água e as passas. Misturar muito bem.
Repartir a massa pelas formas e levar ao forno 25-30 min.
Retirar do forno e deixar arrefecer 2 min. Desenformar e deixar arrefecer completamente numa grelha.
O frosting retirei do site The Vegan Chef. Podem fazer simples, basta omitir o cacau e juntar 1 c. chá de aroma baunilha (e, neste caso, reduzir o leite para metade) ou variar, com canela, café (em vez do leite) ou frutos vermelhos.
Frosting:
- 100 g margarina vegetal, amolecida
- 60 mL leite soja
- 1/2 ch. cacau em pó
- 2 ch. açúcar em pó
Misturar a margarina com o leite até ficar cremoso. Juntar o cacau e emulsionar bem. Por fim, juntar o açúcar, aos poucos. (No final dei um "jeitinho" com a batedeira eléctrica para evitar grumos do açúcar ou cacau). Reservar até ficar um pouco mais consistente (mas não demais).
Com um saco de pasteleiro, ou mesmo com uma espátula, decorar os muffins já completamente arrefecidos (não tentem com os muffins ainda mornos!) com o frosting. Polvilhar com amêndoa ralada.
Colocar 20-30 min. no frigorífico.
*NOTA: 1 ch. (chávena) = 240 mL
Sem comentários:
Enviar um comentário