Tal como no caso do post anterior, já postei antes uma receita de mac and cheese vegan, mas esta é muito mais fácil de fazer e até mais saborosa, a meu ver. A base da receita é a abóbora tipo manteiga, que quando está bem madura (e especialmente se biológica) tem um sabor tipo batata doce. Foi (quase) copiada no blog Manifest Vegan e serve 4 pessoas.
- ~500 g abóbora manteiga, cozinhada, em puré (usei metade de 1 de ~1 Kg)
- 400-500g macarrão (ou outra massa pequena)
- 2 ch. cajú (demolhado ~3h e escorrido)
- 360-480 mL leite soja (não adoçado/aromatizado)
- 1 c. sopa sumo limão
- 1 c. sopa raspa limão
- 1/3 ch. levedura de cerveja
- 1 dente alho picado
- sal q.b.
- paprika q.b. (fumada, se encontrarem)
- folhas verdes à escolha (usei algas, mas pode ser couve, espinafres, brócolos...)
- azeite q.b.
Se, como eu, usarem abóbora fresca, cortar a meio e remover as sementes. Esfregar cada metade com um pouco de sal e alho em pó. Colocar numa assadeira e juntar no fundo da mesma cerca de 60 mL de água. Cozinhar no forno, a 180ºC, 45 minutos. Depois de cozinhada, retirar a casca e triturar a quantidade necessária.
Cozinhar a pasta até al dente, escorrer, passar por água fria e voltar a transferir para o tacho. Reservar.
Colocar o cajú, o leite de soja, o sumo e raspa de limão, a abóbora, a levedura de cerveja, o alho e um pouco de sal no copo do processador de alimentos e triturar bem até obter uma consistência suave e uniforme (juntar mais leite se a misturar estiver muito espessa).
Juntar o molho à massa e aquecer, em lume brando, mexendo constantemente. Polvilhar com a paprika e envolver.
Numa frigideira sobre lume médio, saltear as folhas verdes num pouco de azeite (temperadas com uma pitada de sal), cerca de 3-5 minutos, até ficarem crocantes ou verde intenso e ligeiramente "murchas". Juntar à massa e servir de imediato.
*NOTA: 1 ch. (chávena) = 240 mL
Sem comentários:
Enviar um comentário