A tarte Shepherd (Shepherd's pie) é um prato irlandês, tipicamente comido no dia de S. Patrick (St. Patrick's day - 17 de Março). É muito fácil de fazer, completa, além de ser extremamente versátil. Esta versão vegan pode ser feita com soja granulada, leguminosas, tofu ou tempeh. E fica sempre bem. Deixo aqui a receita base e cada um usa os ingredientes que preferir ou tiver mais à mão. Esta é uma mistura de 3 receitas retiradas dos sites Care2, PETA, e Glue and Glitter. Serve 4 pessoas.
- 4 batatas grandes
- 2 c. sopa margarina
- ~80 mL. leite soja
- 400 g de tofu, tempeh, feijão, lentilhas, seitan, cogumelos ou o equivalente em soja granulada (usei feijão-frade)
- 2 ch. de folhas verdes (couve, acelgas, espinafres... atenção aos espinafres e similares, convém pôr mais, já que encolhem ao cozinhar) - usei couve tipo caldo verde
- 1 1/2 ch. ervilhas, cenoura aos cubos, milho, cogumelos ou mistura de todos
- 60 mL caldo de legumes ou água
- 2 c. sopa azeite
- sal e pimenta q.b.
- noz moscada q.b.
Cozinhar bem as batatas descascadas com um pouco de sal. Escorrer e esmagar (não usar a varinha, deve ficar um puré grosseiro) juntamente com o leite de soja, a margarina, pimenta e noz moscada. Reservar.
No wok ou numa frigideira grande, saltear a proteína escolhida (neste caso o feijão-frade, já cozido) no azeite durante uns minutos e juntar os verdes durante mais 2-3 minutos. Adicionar as ervilhas/cenoura/milho/cogumelos e o caldo/água, temperar a gosto e deixar cozinhar 5-10 minutos (até os legumes estarem tenros).
Colocar num recipiente próprio para o forno e cobrir com as batatas. Levar ao forno a 180ºC até dourar (cerca de 20 minutos).
*NOTA: 1 ch. (chávena) = 240 mL
Sem comentários:
Enviar um comentário