Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Caril de tofu


Mais uma receita ultra rápida e simples, para aqueles dias em que não apetece lá muito ir para a cozinha! Serve 2 pessoas.

  • ~200 g tofu (fumado é melhor, mas normal também serve)
  • 1 cebola pequena (picada ou às meias luas)
  • 2 c. sopa caril amarelo
  • 200 mL leite de coco
  • azeite q.b.
  • sal q.b.

Refogar a cebola em azeite até ficar translúcida. Juntar o tofu e deixar fritar 2-3 minutos. Polvilhar com o caril e uma pitada de sal e envolver bem. Deixar fritar mais uns 3-5 minutos, mexendo para não agarrar ao fundo do tacho (se necessário, juntar um pouquinho de água). Regar com o leite de coco, envolver e deixar apurar 5 minutos. Servir com arroz branco.

2 comentários:

  1. Em vez de Tofu fumado, experimentei um que dá pelo nome de "Tofu Oriental" cuja composição é "feijão de soja, caril, cominhos e nigari" e principalmente não é OGM.
    O resultado foi excelente.
    Comer soja geneticamente modificada é veneno.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Interessante. Onde compra esse tofu?

      Quanto aos OGM, "geneticamente modificado", como o próprio nome indica, significa apenas que o seu genoma foi alterado, independentemente da forma como isso aconteceu. Ora, desde que o Homem domesticou a agricultura que tem vindo a alterar geneticamente as espécies existentes, através da selecção artificial das plantas (e animais!) com características consideradas "boas" e eliminação das consideradas "más". Também o faz através da hibridação, ou seja, polinizar uma planta com pólen de outra (nos animais há o caso das mulas, que resultam do cruzamento de cavalos com burros). Não existe actualmente nenhuma espécie cultivada (pelo menos que eu conheça) que não tenha sido alterada geneticamente. Porém, quando fazemos as coisas "ao calhas" (que é no fundo o que acontece com a selecção artificial e hibridação), não há maneira de saber que genes estão realmente a ser alterados, o que em termos de segurança me parece bem pior do que introduzir/remover um gene específico com características conhecidas.
      Se OGM são veneno, é melhor deixar de comer e viver do ar ou aprender a fazer fotossíntese, pois caso contrário, vai ser difícil encontrar alimentos que não tenham sido geneticamente modificados...

      Eliminar