Esta é mais uma receita "clássica", uma versão vegetariana do famoso bacalhau com natas. Existem várias versões, mesmo vegetarianas, mas esta é muito simples e rápida. Foi inventada, mais ou menos adaptada de várias receitas de bacalhau e das adaptações vegetarianas. Sugestão: em vez dos filetes de soja (omitir o caldo e a água), usar legumes em juliana (os que gostarem mais). Também pode ser feita com tofu. Serve 2 a 3 pessoas.
- 4 filetes de soja (dos espalmados)
- 1/2 L de água
- 1 caldo vegetal
- 1 cebola média
- 1 dente de alho
- 1 embalagem pequena de batata palha
- 1/2 L de leite de soja
- 1-2 c. sopa farinha
- 200 mL natas de soja
- azeite q.b.
- sal q.b.
- pimenta q.b.
- noz moscada q.b.
Aquecer a água com o caldo vegetal num tachinho até ferver e desfazer o caldo. Retirar do lume e demolhar os filetes de soja no caldo vegetal durante 10 minutos. Retirar os filetes do caldo e deixar arrefecer um pouco. Esfarripá-los em pedacinhos, como se fosse bacalhau.
Num pouco de azeite, refogar a cebola às meias luas e o alho picado. Quando a cebola estiver translúcida, adicionar os filetes e envolver. Polvilhar com a farinha e mexer até engrossar um pouco o molho. Adicionar o leite e temperar com sal (pode nem ser preciso, tanto o caldo como as batatas já têm sal), pimenta e noz moscada e deixar cozinhar uns 10 minutos. Adicionar aos poucos a batata palha e as natas, envolvendo.
Colocar num pirex e polvilhar com pão ralado. Levar ao forno a gratinar cerca de 5 minutos ou até o pão ralado ficar dourado.
Bon appétit!
Fiquei curiosa... Vou experimentar em breve :D
ResponderEliminarExperimentei, aprovei a publiquei ;)
ResponderEliminarhttp://paladar-verde.blogspot.com/2011/04/filetes-de-soja-com-natas-vegano.html