Esta receita, retirada do site Care2, chamou-me à atenção precisamente por levar curgete, já que não é um ingrediente lá muito comum em doces...Para que o bolo fique bem húmido, o ideal é usar uma forma tipo bolo inglês. Se usarem forma redonda, reduzam o tempo de cozedura 5-10 minutos.O mesmo também se aplica para quem tem forno de convenção (com ventoinha). É um bolo bom ainda morno, mas muito melhor completamente frio. Podem também substituir o cacau em pó por alfarroba, para um twist, e os ovos por 2 c. sopa de sementes de linhaça em pó dissolvidas em 6 c. sopa de água, para veganizar.
- 100 g de chocolate preto (min. 70% cacau)
- 60 mL óleo vegetal
- 1 1/4 ch. (160 g) farinha
- 1/4 ch. (25 g) cacau em pó
- 1 c. chá fermento em pó
- 1 c. chá bicarbonato de sódio
- 1/2 c. chá sal
- 1/4 ch. (50 g) margarina vegetal
- 3/4 ch. (150 g) açúcar
- 2 ovos (ou 2 c. sopa de sementes de linhaça em pó dissolvidas em 6-8 c. sopa de água - repousar ~10 min.)
- 1 c. chá extracto baunilha
- 60 mL leite de soja
- 1 curgete ralada
- cacau em pó, q.b.
- margarina vegetal q.b.
Derreter o chocolate com o óleo sobre lume brando, com cuidado para não queimar (em alternativa, derreter no microondas 30-60 seg.).
Num recipiente, misturar a farinha, o cacau em pó e o fermento. Noutro recipiente, misturar a margarina amaciada com o açúcar até formar um creme; juntar os ovos (ou as sementes de linhaça), um de cada vez, mexendo bem, e a baunilha. Juntar a mistura de farinha e o leite de soja, envolvendo bem. Juntar o chocolate e a curgete. Se a mistura estiver muito espessa, adicionar mais um pouco de leite de soja ou água.
Colocar a massa numa forma rectangular untada com margarina e polvilhada com cacau em pó e cozinhar a 180ºC durante 35-40 minutos ou até um palito inserido no centro do bolo vir limpo. Deixar a arrefecer na forma durante 10 minutos antes de desenformar. Deixar arrefecer totalmente antes de servir.
*NOTA: 1 ch. (chávena) = 240 mL
Sem comentários:
Enviar um comentário